"Run if you can, walk if you have to, crawl if you must. Just never give up" - Dean Karnazes, isto é que é falar e o resto são tretas!


Sábado, 11 de Setembro

Treino 67
Objectivo: Meia Maratona de São João das Lampas

Estava no plano é para fazer ;)
Durante a manhã hidratei bem, e ouvi musicas da banda sonora de "Sons of Anarchy" ... sempre a abrir para motivar!
Depois de 2 ou 3 dias muito desanimado, "obriguei-me" a mim mesmo a ganhar coragem para ir fazer a prova.
Sem saber muito bem como a perna ia reagir... mas com o descanso dos últimos dias parecia-me melhor.

Vamos por partes, para relatar este carrossel de emoções que uma prova sempre trás.

Fui com o Jorge Soares e o Alex deu boleia à Rita, mas com um "ups falhámos a saída, temos de voltar para trás" e a confusão para entrar na localidade, chegámos a faltar uns 15 minutos...

Enquanto o Jorge foi levantar os dorsais, eu fiz o aquecimento correndo até ao carro para ir buscar o telemóvel que tinha ficado bem à vista... e encontro quem?
Jorge Branco do Ultimo Km, e pela 1ª vez nestas coisas de blogs e corridas decidi parar, cumprimentar e apresentar-me ... assim qualquer coisa do género... "viva como vai, prazer ... eu sou o corredor da treta".
Foi um prazer, da próxima vez (com mais tempo) já conversamos um pouco mais.

Apressado lá volto ao ponto de encontro, para colocar o dorsal e o chip e ... caramba, não acredito nisto! deixei a máquina fotográfica no carro. Aiiiii o stress...
Foi a vez do Alex fazer o aquecimento até ao meu carro... e a máquina lá apareceu.


Entretanto vejo o Ornelas e vou só dar um "alô" ... "Como vais? etc etc " e diz-me ele ... " vais a Berlim e vens fazer esta meia? olha que isto é só subidas..." e eu fortão " ahhh sem medos, vamos ver o que dá".
Para ele deu ... 1º Lugar!! Parabéns!

Vamos mas é a despachar que isto está quase a começar ... ultimas conversas com a Rita ... "vai com calma, nada de loucuras que não estás cá para bater tempos ... força" e eu já lhe tinha dito "vou para 1:50 ou 1:55...".

Naqueles segundos mesmo antes da partida vejo a Cassy e o Durval uns poucos de metros à minha frente... e já nem lhes falei (fiquei a pensar ... no problem no fim já lhes falo).

Féééééééééééé «----- sinal da partida  :-))
e lá vamos nós ... eu mais o Jorge lado a lado por ali a fora, tranquilos... nada de stresses.
  
Pequena volta dentro da localidade, e já nos 5 e pouquinho (xiiii calma lá com isso que tens muito para correr ainda...) e de repente o atacador do pé direito desata... foi da pressa de colocar o chip.
Paragem de uns segundos e siga lá com isto!

Aqueles primeiros 5 kms são muito enganadores, sempre a descer ... e muito!
Muita gente a aproveitar a descida e eu a ver a média muito perto dos 5/km.... "Jorge, isto vai muito rápido..." e o Jorge a dizer-me "ok, marca tu o ritmo".


Descer não é complicado, eu queria era ver como ia reagir às subidas e se a primeira subida é logo daquelas "quebra costas" e a segunda então ui ui não é para meninos...  mas fiz-me a elas sem medos e sempre a sentir-me bem.
Da perna, não vou falar porque não lhe dou confiança para isso ;)

Subir... descer... subir... descer.

Olhava para aquelas subidas e até ouvia a voz da Janete a dizer-me "Antônio, passada mais curta e mais frequente e ajuda com os braços" e nas descidas ... "Solta os braços um pouquinho para descontrair". Ouvia com sotaque brasileiro e tudo...
Ajudou e muito! Thkx!

De repente ... estamos nos 10kms, eu a sentir-me bem com a média à volta dos 5:10.
Uiiiii Excelente, mas eu nas provas acho que sou sempre muito conservador (para não dizer, cauteloso ou ... medricas) e não arrisco muito. Ainda para mais não era prova para isso... pode ser que um destes dias faça a minha tentativa para bater o PB...
Por isso ia sempre a controlar o andamento para não me "esticar" muito... porque ainda faltavam 11 kms.

Por volta do Km 13 (sem certeza...) voltamos a passar por São João das Lampas, vejo a Rita a tirar fotos. Digo-lhe que vou tranquilo e recebo um reforço de incentivo com um "Força".



Bom, e nesta fase já só faltavam uns 8 kms... e eu seguia bem.
Descidas, subidas e ali por volta do km 15 aparece uma subidona!
... passos curtos, frequentes, braços a auxiliar e mantenho um bom ritmo na subida. Sinto o Jorge a ficar para trás mas não abrandei.
Sorry Jorge, mas tinha mesmo de seguir...
E ganho uma motivação extra ... vejo a Cassy uns 50 mts à minha frente! o quê?? querem ver que pela 1ª vez vez vou conseguir passar por ela numa prova? é que vi que o meu ritmo estava superior...
Consigo chegar-me a ela,  "oi" "oi" e vamos um bocado na conversa ... a colocar a "escrita" em dia.
Muito blá blá depois (ahahahah a Cassy diz que nunca viu tanto bigode por metro quadrado como nesta prova, a Chris esteve lesionada - melhoras rápidas para ela- e muitos outros assuntos importantes...), abastecimento e mega subida no km 18 (pelo menos, nesta fase já me parecia mega). Mesmo no fim da subida a Cassy dá um esticão e levo 10/15 mts num instante .... bom, ainda não é desta que lhe ganho.
Vejo a placa dos 19 kms (e o resto do percurso até ao fim já conhecia porque fiz de carro ...) e penso, caramba faltam 2 kms e isso fazes a esticar um pouco mais que aguentas! ... passo pela Cassy e vejo que já não vai ter hipótese de me apanhar... vou por ali abaixo (já era quase tudo ligeiramente a descer ) num ritmo abaixo dos 5 e pensava... "aguenta, aguenta estás quase lá ...é ali "... "eh pá exagerei, comecei a esticar muito cedo... ainda falta um bom bocado"..."aguenta, aguenta estás quase lá ...é ali "
... ainda tive de passar um "artista" que decidiu fazer a prova com uma camisola do Benfica ... e eu "ahhh sacana que à minha frente não ficas" e não ficou ;)

Últimos 200, 300 mts a abrir ... abaixo dos 4, porque "olha a meta ali ao fundo..." e 1:50:20 (média de 5:09)! Bem bom para quem se propôs fazer entre 1:50 e 1:55.


Feito!... e olha o "lampião" lá atrás.
 Aparece o Alex (1:32 e uns pózinhos...grande tempo) e a Rita ... e não sei se lhe dei um grande beijo de "Obrigado", mas se não dei devia ter dado. À Rita ... não ao Alex ahahaha.
Chega a Cassy, o "boss" do Sócio... depois de mim?? nem acredito... :-)
Passado pouco tempo aparece o Jorge que também está de parabéns porque tirou uns 7 ou 8 minutos ao tempo que tinha nesta meia...

Vinha "morto", mas recuperei rápido e umas 4 garrafas de água, 3 fatias de melancia (ah pois é... melancia) depois e estava a 100% novamente. 

Dou os parabéns ao Ornelas, um alô ao Durval e ao Carlos (vamos ter mais um RB?), umas bocas à Cassy e ficámos por ali na conversa e a tirar fotos (estou curioso para ver as que o Marcelino tirou...).
No meio disto tudo não consegui ver o RB Januário.



Gostei da prova, apesar do percurso ser duro (mas muito bonito em alguma partes).
Organização excelente, com trânsito bem controlado, água frequente (5 em 5 kms?) e bom pós prova (adorei a ideia da melancia).
Sugestão para a próxima, baixem o volume da musica que aquilo parecia uma feira...
Começo a gostar mais destas provas com menos gente do que das provas de multidões.

http://connect.garmin.com/activity/48613409
... e já só faltam duas semanas!

Plano Maratona: 864,8 kms
Ano 2010: 1284,8 kms

4 comentários:

  1. Tive muito prazer em conhecer-te espero para a próxima dar para falar mais um bocadinho.
    Por este andar qualquer tenho de fazer um álbum com as fotos do amigos do blogues e andar com ele debaixo do braço para identificar quem é quem!
    Bem se es um corredor da treta com um tempo desses em São João das Rampas o que serei eu? Provavelmente um “desatleta” como se auto intitula o outro colaborador do Último Quilómetro, o Egas Branco meu tio e companheiro de muito estrada.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Fantástico Antonio!!! Fico feliz por ter lembrado de mim e poder ter contribuido em alguns trechinhos mais inclinados dessa prova.Aqueles treininhos no "mini Everest" de Cascais tambem foram fundamentais ;). PARABÉNS pela sua dedicaçao e esforço para alcançar os objetivos. Força aí para o proximo que ja se aproxima, e é bem planinho!!! Beijinho, Janete

    ResponderEliminar
  3. Ahh esqueci de te falar: Não é pq Berlim é plano que vais esquecer de mim, e daquela referencia do cabelinho a voar a sua frente como em Monsanto.Vc tbem vai sentir a minha "presença" em Berlim , pois foi ai que fiz o meu PB e fui 5ªcolocada , então , cada passada vc vai sentir o meu suor nas estradas da Maratona. Espero que tudo dê certo para vc e Alex, fico aqui torcendo pelos dois. Força aê!!!
    Bjo, Janete (com sotaque carioca)

    ResponderEliminar