"Run if you can, walk if you have to, crawl if you must. Just never give up" - Dean Karnazes, isto é que é falar e o resto são tretas!


Domingo, 8 Agosto

Treino 49
Objectivo: Longuinha de 30 kms

7:30 da manhã, fresco e sem sol... e fui como dizem os americanos "me, myself and I", ou seja eu, o garmin e os meus pensamentos!
Depois de um jantar de Sábado com massas ... e de ter hidratado bem com 2 gin tónicos, dormi 5 boas horas de sono. Levantei-me tranquilo, mas fui ansioso até à partida porque já à muito tempo que não fazia uma longuinha sozinho.

Tinha pensado fazer qualquer coisa parecida com isto para estratégia de treino:
fazer os 21kms à média de 5:50 ou 5:55 para depois nos restantes 9 kms tentar entrar num ritmo de 5:20 ou 5:30, para começar a tentar perceber se consigo fazer um negative split  assim parecido no dia da prova.

Isto porque a ideia para Berlim é fazer a 1ª meia em 5:50 (talvez um pouco menos?), depois até aos 32kms tentar colocar a média perto dos 5:40 ... "gerir" até aos 37kms (mantendo a média nos 5:40) e depois seguir a dica da Rita e "dar tudo o que houver nos últimos 5kms". Ficam a faltar os 195 mts eu sei, mas esses eu faço nem que seja de gatas! :)

Bem, mas com o excelente dia (para correr) que está hoje, acabei por fazer bem melhor que o que tinha planeado.


Os 1ºs 10 kms foram feitos dentro do que tinha pensado, mas estava a sentir-me bem e fui deixando o corpo ir no embalo... mas com cautela.
Lap 1 + Lap 2 e voltei para trás ... e aqui está incluída a subida de Cascais para a Guia que é dura.
Depois foi sempre a baixar a média ... e foi aqui que exagerei, porque não precisava de fazer os últimos 10 kms a ... 5:18 (o que implicou correr muitas vezes a 5 e até abaixo). Mas vinha com uma passada tão confortável e tranquila que não dava para pensar em abrandar ...e deixei-me ir.
Vejo logo se estou bem quando a faltar alguns kms para o fim (5 por exemplo) eu penso ... "ahh só faltam 5 kms para o fim. É um instante e está feito". Mau é quando eu penso "aiii ainda faltam 5 kms xiii que nunca mais acabo..." e hoje ia tão bem que com 20 kms em cima pensava ... "sem stress, já faltam 10kms..."

Com tempos parecidos com o de hoje, no dia da prova só preciso de fazer 12kms em 1hr e 10 mins, o que é um ritmo de 5:55 ... Vai ter de dar para fazer!! Não vai haver subidas ... mas provavelmente vai estar mais sol e calor ...

Mas fiquei mais confiante hoje depois dos 30 kms, por isso no próximo Domingo vou tentar repetir.

30 kms em 2:48:58 para média final de 5:38... e 2828 calorias foram "à vida"
Treino Excelente para o corpo e para a mente!

Agora é fazer gelo nos joelhos, tornozelos e calcanhares ... almoçar ... e não fazer nada durante toda a tarde :-)


Plano Maratona: 600,9  kms
Ano 2010:  1020,9 kms   «--------------------- Ultrapassada a "barreira" dos 1000 kms!!

3 comentários:

  1. Parabéns Campeão.
    Fico muito contente por ti e não tenho nenhuma dúvida que as 3:59:59 são uma questão de +/- 50 dias para serem passado e novos objectivos irão surgir.
    Já estou a imaginar a festa que vamos fazer em Berlim!!!

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS Campeão!!!

    Assim vamos conseguir.

    Bjs
    Rita

    ResponderEliminar
  3. olá, antónio!

    que maravilha que você conseguiu fazer seu longão, e de maneira tão próxima do que você precisa fazer na maratona de berlim! o mais legal é que você conseguiu aumentar a velocidade gradativamente, com consistência!

    e dessa vez você foi correr sozinho... esse também é um treino muito importante, pra que possamos aprender a lidar com nossos pensamentos, tantas vezes rebeldes;)

    continuando assim, o sub-4h já é realidade;)

    parabéns!

    ResponderEliminar