"Run if you can, walk if you have to, crawl if you must. Just never give up" - Dean Karnazes, isto é que é falar e o resto são tretas!


Domingo, 29 de Agosto

Treino 61
Objectivo: Longuinha de 32 kms

Encontro marcado com o Jorge Soares no local e hora habitual... 7:30 em Sto Amaro.
Manhã a prometer muito calor, o que se confirmou verdade!
Estava ansioso porque hoje tinha em mente fazer 32kms de teste ao corpo mas principalmente para testar a mente... pedi à Rita se podia fazer mais meia dúzia de kms do que os previstos no plano.
"Ok avança mas nada de fazer tempos sanfona e sente o corpo ..." mais uma grande dica! Thkx "Boss".

Ora então qual era a ideia? simples, era fazer 32 kms em negative split com os 10kms seguintes mais rápidos que os anteriores.
Na cabeça levava os tempos que devia fazer ... 1ºs 10 kms em 57 mins (5:40 média), depois nos 10 kms seguintes baixar para 53 mins (5:20 média ... ou perto disso) para ficar com média aos 20 kms de 5:30... os últimos 12kms era tentar ver como conseguia fazer, mas sempre confiante que ia conseguir um ritmo abaixo dos 5:20 porque queria completar os 32kms perto da média final de 5:30 (ou abaixo se possível). Confusa a explicação? espero que não.

Achei logo que o dia ia ser bom porque ao entrar no carro a musica que começou a tocar foi "Distractions" dos Zero7 ... Se fizer um top de musicas favoritas esta está, de certeza no top 3.

Foi chegar à partida tirar a foto clássica, chegar o Jorge, tratar de guardar as barras e gel Isostar e siga cá vamos nós para a aventura de hoje.

Ansioso, mas confiante!
Aqueles primeiros kms já se sabe que são sofridos até o raio da can....... (nem digo mais o nome) desaparecer mas depois fomos tranquilos por ali a fora. Nas calmas mas a controlar o andamento para tentar chegar ao Estoril nos tais 57 mins.

Tirar umas fotos (... das subidas, para um dia destes mostrar a um "menino" que só manda bocas) e ... ehhhh lá já estamos no Estoril?? Maravilha já cá estamos e ... bingo 57mins (menos uns pózinhos...).
Perfeito, vamos lá então tratar de abastecer no km 12 ... e de fazer um desvio estratégico para uma "paragem técnica" na Marina de Cascais. Teve de ser... e lá vamos nós por aquela subida da Guia acima ...
E atenção que este percurso não é para todos ... já vou dizer porquê.

A subir? é lá agora...
Bem, daqui até ao km 17 que foi onde voltámos para trás ... foi colocar um pé à frente do outro, conversar (...pouco) e ir controlando o andamento para colocar a média perto dos 5:30/km.

Forte de S. Jorge dos Oitavos, e voltar para trás até Sto Amaro

Mais um exemplo das subidas do percurso...
...a caminho da Guia
Entretanto o calor começou a apertar, mas continuava a sentir-me bem ... 18kms, andamento de 5:20 e a subir. Excelente!

O percurso é exigente e muito técnico (sim, não qualquer um que consegue correr neste passeio... eheh), ou seja é próprio para treinos de "Prós" ... como este grupo que passou por nós e onde ia o Hélder Ornelas ... mas que passou tão depressa que nem lhe consegui atirar um "como vais?" e depois achei melhor não me pôr para ali aos gritos... em poucos segundos deram-nos este avanço...

"olha o Ornelas ali ... o de encarnado..."
Ora cá está, como eu dizia à pouco este percurso cheio de subidas e descidas não é para todos... é só para malta tipo o Ornelas, o Jorge e eu;)

Lá fomos na nossa vida ... eu a sentir-me bem e a ver a média calmamente a chegar aos 5:30... excelente mas vamos lá com calminha porque ainda faltam uns poucos de kms.
Aos 20 kms íamos com 1:51 qualquer coisa...
Mas ia com as endorfinas tão a "bombar" que até estava a entrar naquele estado de semi-euforia ... e toca de tirar fotos! Esta, acho eu, ficou mesmo bem.




 Depois foi descer até Cascais, abastecer novamente porque estávamos com 23 kms e tratar de meter um andamento rápido para ver como conseguia fazer os 9 kms finais.

Mini-Evarest feito a todo gás e de repente estou com ritmo entre 4:40 e 5:10... "ehhh lá pá tem calma que ainda faltam 5kms" ... a sentir-me já com algum desgaste mas ainda bom de pernas e pulmão... e a pensar nas dicas da Rita... "António, auxilia com os braços" "Solta os ombros" etc etc...
e quando vejo faltam 2 kms! "Uiiiiii 2 kms faço até a rastejar, por isso aguenta o andamento o mais que conseguires porque estás quase lá".
Bolas, devia haver "gravadores de pensamentos"... porque já não me lembro dos outros.
Mas continuava confiante e isso é que é importante.

E passados mais uns minutos ... estão os 32 kms feitos e está tudo dito!!
32kms em 2:54:08 ... média de 5:26!!
EXCELENTE porque agora sim, sinto-me pronto!!

Tempos quase, quase a bater com o planeado....

3011 Calorias??? muito bom, mas com o almoço de "bacalhau assado com batatas a murro" (duas pratadas que devem ter pensado que eu já não comia à uma semana)+ 2 SuperBock Pretas + uma laranja + uma banana ... já recuperei algumas!
Outra boa noticia da semana é que na pesagem de 5ª feira bati novo record... 81,2kgs.

Para a despedida uma foto comigo em pose "gangsta rap" (devia ter flectido mais os joelhos e ter-me colocado um pouco mais de lado... mas sou novo neste tipo de poses).

"32k in tha houze"

Rita, se ler isto vou já avisando que na 3ª feira vou-lhe dar montes de beijinhos e abracinhos de agradecimento por me ter colocado a correr duma forma que eu nunca pensei conseguir.
... e a sorte da Janete é na 3ª já não estar cá!
Bem e agora imagine se eu faço "aquilo" abaixo das 4 hrs.... tem de fugir!

Plano Maratona: 789,5 kms
Ano 2010: 1209,5 kms

4 comentários:

  1. António,
    Fico feliz por este momento.Mais um passo em frente rumo a Berlim!
    3ªfeira lá estarei....para trabalharmos!!! Dia 26 é que será a "festa".
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Antônio!! Fico muito contente com seus resultados! Vejo que só tens melhorado, e muito!! Excelente trabalho de Rita e seu tb!!
    Bjos Denise

    ResponderEliminar
  3. Está a falhar o "Upload" do Garmin, para mais tarde recordar HeHe

    ResponderEliminar
  4. Campeão António.
    Foi um excelente treino e já me ri muito a ler a tua "aventura". Temos correr e escritor, Parabéns.
    Sobre as supostas "mini-subidas", eu assino por baixo do que a Rita disse: "António, não consideres subir o passeio e descer como subidas!!!", hehehe.
    Seja lá como for (sempre a descer e ligeiramente a descer) fizes-te um grande treino, só mesmo, para tirares qualquer dúvida sobre as 3:50:00 em Berlim e o Jantar em Lisboa, hehehehe
    Boa recuperação.
    Alexandre

    ResponderEliminar