"Run if you can, walk if you have to, crawl if you must. Just never give up" - Dean Karnazes, isto é que é falar e o resto são tretas!


Domingo, 22 de Agosto

Treino 58
Objectivo: Longuinha de Domingo ... e beber duas Fantas.

No plano estava indicação de 26kms, mas Rita disse-me que podia fazer 30kms.

Domingo a ameaçar calor, por isso saída foi às 7:45 com a companhia do Jorge "Margem Sul Power" Soares.
Percurso tradicional da longa (até para depois poder comparar com tempos dos Domingos anteriores) entre Sto Amaro de Oeiras e Cascais-Guia...
Parece que um destes dias vou ter o Alex aqui pelos meus lados, diz ele que aqui é tudo plano... aparece que eu logo te mostro a zona e ficas a conhecer as subidas (vou é de bicicleta atrás de ti, senão não me aguento). Depois logo falamos ;)


Ideia para hoje era testar um pouco mais de velocidade a cada 10kms para ver se o corpo aguenta.
Por isso pretendia fazer os 1ºs 10kms à média de 5:50 / 5:45, os 2ºs 10 kms mais rápidos para colocar a média total nos 5:40 e depois dar tudo nos últimos 10 kms para ver se a média final ficava perto dos 5:30.
O clássico Negative Split que eu tanto gosto.



Largada rápida e objectivo dos 1ºs 10 kms ultrapassado ... média de 5:43. Excelente
E eu a sentir-me muito bem, com pernas e pulmão na maior!
Abastecimento de água + gel em Cascais na Praia da Duquesa ao km 12.

Isostar de maça é o habitual, hoje testei QNT Energel que o Jorge arranjou.

Ora então vamos lá dar um bocadinho de "gás"  nisto para baixar a média total para perto dos 5:40... e mesmo com subida para a Guia (sim, sim por aqui há subidas e não são pequenas... ao contrário do que se diz por aí) a média dos 2ºs 10kms foi de 5:28. Excelente x 2.
E eu a continuar a sentir-me bem ... e já só faltavam 10 kms.

Novo abastecimento de água + gel no mesmo local e ... ai que lindo já só faltam 9kms e isto está mesmo bom!!
Embora Jorge vamos rebentar com isto tudo!!
Subida no mini-Everest do Estoril foi feita a abrir e depois meto um andamento doido (atenção que isto é relativo... doido para mim... para alguns "voadores" aquilo é ritmo de caminhada) perto dos 5mins/km e "vamos lá meter a média final abaixo dos 5:30".

Jorge? Joooorge??
Eh lá mas onde é que ele está??
Calma Jorge estou a brincar...que eu estava sempre a ver-te... estava era a dar-te tempo para te colares novamente.

Como nisto da corrida (e mesmo da vida) as coisas não são sempre como nós queremos, aconteceu ao Jorge aquilo que já nos aconteceu a todos de certeza!
Quebra geral e paragem.
Abastecimento de água para ver se animava ... nova tentativa para recomeçar, mas nestas alturas correr é tortura!
Jorge altamente stressado por me "estar a estragar o treino". Nada disso Amigo, sem stress ... o meu treino estava mais que feito!
É que o importante não era correr os 5kms que faltavam ... o fundamental foi eu ter percebido que os corria de caras, na maior e que cumpria o objectivo de hoje de colocar a média final abaixo dos 5:30.
Melhor ainda, foi perceber que se não houver azar nenhum (noc, noc ---» isto sou eu a bater em madeira) o meu record mundial na Maratona vai ser batido em Berlim.
E esse é que eu quero! Muito!!

Para animar o Jorge e a fazer com que a Coca-Cola continue a ser uma empresa de sucesso, fomos beber duas latas cada um! Ahhh e paguei logo porque hoje levei 10€ no bolso.
... não havia Fanta. Já me lixaram um dos objectivos importantes do treino de hoje (não acreditam? vão ver lá acima onde diz... "Objectivo").

Kit "longuinha" com patrocínio da Coca-Cola.


Vista, do nosso ponto de paragem,  para a praia da Parede.

25kms corridos e com duas Coca-Colas fresquinhas já bebidas, fomos calmamente até Sto Amaro na conversa e a tirar fotos bem engraçadas... e já a planear a longuinha do próximo Domingo.

Jorge, vou falar com a Rita para saber se posso fazer novamente 30kms para a semana (e posso de certeza... se fosse para fazer menos a "Boss" não deixava, mas como é para fazer mais ...) e logo tratamos de rebentar a média dos 5:30 aos 30kms.

Aproveito para responder à questão da Elis sobre os abastecimentos... neste percurso (na ida...) tem pontos de água aos 3 (rabo da baleia); 6,5 (ponta do sal); 12 (praia da duquesa) e 14,5(Guia) kms . Tem mais pontos de água mas uso estes. Paragens dependem da condição nesse dia, do calor etc. É uma boa ajuda porque logística da água está logo resolvida.

Plano Maratona: 719,3 kms
Ano 2010: 1139,3 kms

3 comentários:

  1. O treino foi excelente e a descrição fabulosa, já sobre as subidas, tens de excluir as do passeio, porque essas não contam porque o resto é tudo plano, hehehe.
    Isto é só inveja de estar a trabalhar e a terminar a recuperação da lesão (amanhã já se calça os ténis).
    Sobre os 30 Km´s, tens mesmo de pedir ao Mister, porque é para mais, hehehe

    ResponderEliminar
  2. belíssimo, treino, antónio!!!
    você está no ponto pra maratona de berlim!

    coca-cola e fanta, enfim, é tudo da coca-cola;)
    mas fanta é bem mais doce;)

    praia linda, a da foto!
    vocês têm um cenário cinematográfico por aí pra correr!
    que luxo!

    obrigada pelos esclarecimentos sobre os postos de água! logo vi que não dava pra sobreviver apenas com duas fantas;)

    parabéns mais uma vez!
    e vamos ver esse longão de 30km na próxima semana! será um sucesso!

    bons treinos!
    http://elismc.blogspot.com

    ResponderEliminar